HOME QUEM SOMOS NOSSOS SERVIÇOS INFORMATIVO fale conosco
 
 
03/01/2010
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

A importância da Educação Ambiental

     

 

Autor: Micas Januário Pacule

Segundo Wikipédia "educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É uma metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente devido às grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas". (http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_ambiental)
A educação ambiental é muito importante porque ensina-nos a saber ser perante ao meio ambiente. Desperta um interesse sobre as questões ambientais e a ter consciência ambiental, isto é, estarmos conscientes de que temos que cuidar do meio ambiente como um bem precioso que é bastante frágil.

Para Adams(2005), citando a Conferência de Tbilisi, Educação Ambiental foi definida como uma dimensão dada ao conteúdo e à prática da Educação, orientada para a solução dos problemas concretos do meio ambiente, através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade.

A educação ambiental é um direito para todos. Somos chamados a aprender e a educar, logo uma coisa que é concebida para todos e não para particulares é de importância relevante.
O número 7 dos princípios da Educação ambiental (EA), afirma que "a educação ambiental deve tratar as questões globais críticas, suas causas e inter-relações em uma perspectiva sistêmica, em seu contexto social e histórico. Aspectos primordiais relacionados ao desenvolvimento e ao meio ambiente, tais como população, saúde, paz, direitos humanos, democracia, fome, degradação da flora e fauna, devem ser abordados dessa maneira".
Este principio saído da Conferência de Tbilisi mostra o quão complexo e abrangente é tratar de EA, pois deve ser contínuo envolvendo muitas esferas e contextos, bem como partes bastantes sensíveis como a fome, degradação da flora e fauna. Ora, imaginemos uma comunidade rural e majoritariamente analfabeta que vive com base na venda de carvão e com problemas de fertilidade da Terra; para sensibilizá-la para ter uma consciência ambiental pode levar o seu tempo. É verdade que a EA contempla a parte formal e informal mas o problema para mim é "Será que estes indivíduos vão conceber e assumir esta informação?". Tem problemas de fome e fertilidade da Terra e vivem com base na venda de carvão.
Portanto, a Educação Ambiental é uma causa que se relaciona com outras causas da Humanidade, como a justiça social, direitos humanos e paz. Envolve a Ética, amor, ternura em busca da tranqüilidade e sossego.

 

 
 
 
Últimas Notícias
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

2008 © MEGASEG - Todos os direitos reservados Desenvolvimento: